Comunidade

Comunidade Escolar

ícone APMF
APMF


ícone conselho escolar
Conselho Escolar


ícone grêmio estudantil
Grêmio Estudantil

Neste espaço estão disponíveis informações e materiais úteis sobre a organização e funcionamento do ensino da Educação Básica no Estado do Paraná.

A Educação Básica é estruturada por Etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e por Modalidades (Educação Escolar Indígena, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação do Campo e Educação Profissional).

As instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática, conforme a LDB, Lei n. 9.394/96.

Gestão Democrática, o que isso significa?
Significa que a comunidade escolar poderá participar dos processos decisórios da escola, ou seja, da organização, construção e avaliação dos projetos pedagógicos, bem como da administração dos recursos escolares.

Quem faz parte da comunidade escolar?
A comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos.

Como a comunidade escolar pode participar dos processos decisórios da escola?
Ela pode participar da gestão escolar por meio das instâncias colegiadas.

E o que são instâncias colegiadas?
As instâncias colegiadas são organizações compostas por representantes da comunidade escolar e local. Elas têm por finalidade fazer funcionar a gestão democrática no ensino público, ou seja, fazer com que seja pensado e decidido coletivamente as propostas de caráter educacional. São instâncias colegiadas: a APMF, o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil. Conheça-os um pouco mais acessando os ícones ao lado.

Acesse ainda:

Ícone - Calendário
Calendário escolar
Ícone - NRE
Núcleo Regional de Educação
Ícone - Rede Escola
Rede Escola
Recomendar esta página via e-mail: