Comunidade

Outubro Rosa - O que é câncer de mama?

imagem câncer de mamaTodo ser vivo é constituído de célula. Esta, na maioria, nascem, multiplicam-se e morrem. Existe um controle desse ciclo celular para um funcionamento harmonioso do nosso organismo, porém no decorrer deste ciclo uma célula pode sofrer alterações genéticas e se transformar em uma célula cancerígena.

Em relação ao câncer de mama, a maioria dos tumores origina-se nas estruturas produtoras de leite, os lóbulos, ou nos pequenos canais que ligam os lóbulos ao mamilo, os ductos, ou podem desenvolver-se em outras partes da mama.

Existem tumores benignos e malignos. Os benignos caracterizam-se por células que se multiplicam exageradamente, mas não invadem outros tecidos, enquanto que as células do tumor maligno têm a capacidade de se desprender e se implantar em outros órgãos por meio da circulação, tornando-se um risco à vida.

Contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama o uso de tabaco, álcool e outras drogas, enquanto que hábitos como alimentação saudável, atividades físicas, consultas e exames regulares são fatores de prevenção da doença.

Fontes: www.artigonal.com (acesso em 11/10/2013) e www.accamargo.org.br (acesso em 11/10/2013).
Recomendar esta página via e-mail: