Comunidade

Notícias

18/01/2023

Professores de Inglês da rede estadual do Paraná viajam para curso de aperfeiçoamento em universidades dos EUA

Quarenta e dois professores de Língua Inglesa da rede estadual de ensino embarcam nesta semana para os Estados Unidos para um curso intensivo de seis semanas. Os educadores foram selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação, em parceria com a Comissão Fulbright Brasil, ligada ao governo dos EUA.

Ao todo, 367 professores e professoras da rede pública de ensino básico de todo o país fazem a viagem para participar do curso de aperfeiçoamento com carga horária de 180h,  com atividades acadêmicas que incluem curso intensivo de inglês e metodologia de ensino.

“É uma oportunidade maravilhosa. Primeiramente gostaria de parabenizar os mais de 40 professores selecionados pela Capes e ressaltar que o Governo do Estado vai liberar os professores para esse aperfeiçoamento na Língua Inglesa mantendo os vencimentos deles aqui”, diz o secretário da Educação, professor Roni Miranda. “É importante destacar também que o Paraná está trabalhando em cima de um programa similar, o Ganhando o Mundo Professor, que em breve vai levar professores para aprimorar ainda mais sua técnica fora do país, em países modelo na qualidade da educação, para depois repassar isso aos nosso alunos paranaenses”, concluiu o secretário.

Uma parte dos docentes foi ainda na semana passada para São Paulo e Rio de Janeiro tirar o visto no consulado da respectiva cidade e embarcaram no fim de semana. Outra foi para São Paulo nesta segunda (16) e embarca para os EUA no próximo sábado (21). Os cursos terminam no dia 3 de março e acontecem em diferentes instituições de ensino superior norte-americanas, como a Universidade de Delaware, a Universidade do Texas e a Universidade Estadual do Kansas.

Edital retomado – Um dos professores que vai para o Kansas é Pablo Rigas Biglia, de 38 anos, que está na rede estadual de ensino desde 2015 e dá aulas de Inglês desde 2011. Ele recorda que se inscreveu no edital no começo de 2020, quando dava aula no Colégio Estadual Prof. João Ricardo von Borell du Vernay, em Ponta Grossa.

“Eu já tinha participado do edital, estávamos na etapa da prova quando o edital foi suspenso devido à pandemia [ainda em 2020]. Quando ele reabriu [no ano passado], eu já estava trabalhando na Secretaria da Educação e dando aula no período da noite no Colégio Estadual Mathias Jacomel, em Pinhais”, recorda Pablo, que atua dentro do Formadores em Ação, programa de formação continuada da Seed-PR.

“Lá a gente vai ter uma formação voltada para metodologias de ensino de língua estrangeira, especificamente da língua inglesa, e como eu trabalho na formação de professores, produzindo material e formando professores de Inglês, casa bem com a minha função para na volta poder replicar isso para os meus professores, nas minhas aulas e na rede como um todo”, explica Pablo.

Sobre o PDPI – O PDPI é desenvolvido em parceria da Capes com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright, do governo dos EUA. A iniciativa oferece a professores de Inglês da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de uma imersão com curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais. O programa proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma.

Além do curso em si, o intercâmbio por meio do PDPI custeia as passagens aéreas, alimentação e hospedagem, além de uma ajuda de custo no valor de U$D 500,00 e seguro saúde.

Quarenta e dois professores de Língua Inglesa da rede estadual de ensino embarcam para os Estados Unidos


Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 17/01/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.