Comunidade

Informativos

04/01/2023

Candidatos do Encceja já podem solicitar certificação nos colégios estaduais credenciados

Os candidatos que realizaram o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2022 já podem solicitar a certificação ou certificados de proficiência nos colégios da rede estadual credenciados.

O resultado foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no último dia 22 e pode ser consultado na página do participante pelo site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/.

Os candidatos que obtiveram pontuação acima de 100 nas áreas de conhecimento e acima de 5,0 na prova de redação podem solicitar a certificação da etapa de ensino para a qual prestaram o exame — de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

Quem não alcançou a nota em todas as áreas pode solicitar o certificado de proficiência, caso tenha obtido a pontuação necessária em uma, duas ou três áreas do conhecimento. Na área de Linguagens, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, é necessário ter obtido pontuação acima de 5,0 também na prova de redação, além de pontuação acima de 100 na prova objetiva da área. 

Como solicitar — Os participantes que selecionaram a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) como entidade certificadora devem se dirigir a uma das instituições credenciadas para solicitar a emissão da certificação ou da declaração de proficiência, levando consigo a impressão da tela com as notas obtidas (presentes na página do participante), bem como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou de casamento. 

As entidades certificadoras credenciadas pela Seed-PR podem ser consultadas na página do participante ou pelo site https://professor.escoladigital.pr.gov.br/exames_certificacao/encceja. É importante que o participante entre em contato com a instituição certificadora para verificar o horário de atendimento. Em caso de dúvidas relacionadas ao acesso à página do participante, o candidato pode entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800 61 61 61.

Encceja — O Encceja é uma prova do Governo Federal que avalia as competências, as habilidades e os saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada.

É possível obter o certificado de uma só vez, caso alcance a nota mínima nas quatro áreas do conhecimento avaliadas e na redação na mesma edição do Encceja. Quem não alcança a nota em todas as áreas pode solicitar a declaração parcial de proficiência. Quando todas forem conquistadas é possível obter o certificado.

O exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão ao Encceja.


Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 03/01/2023. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.

Encceja

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.