Comunidade

Notícias

21/05/2021

Seed-PR abrirá mais 30% das escolas na próxima segunda-feira (24)

A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) prepara para a próxima segunda-feira (24) a segunda rodada de abertura gradual dos colégios estaduais. Devem retornar às atividades presenciais no modelo híbrido mais de 600 escolas de 31 dos 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação), elevando a abertura para aproximadamente 40% das instituições da rede estadual de ensino.

Fazem parte deste retorno seis escolas da capital (com Ensino Médio Técnico) e colégios em cerca 175 municípios, incluindo parte das escolas de cidades como Londrina, Ponta Grossa e Paranaguá, onde as aulas presenciais ainda não haviam  voltado.

Em todas as instituições de ensino que retomam as aulas presenciais, haverá o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. Os espaços estão equipados com computadores e internet, possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes.

No último dia 10, 200 colégios estaduais abriram as portas para todas as suas turmas ou parte delas, conforme a capacidade de estudantes que poderiam ser recepcionados e a disponibilidade de profissionais fora dos grupos de risco. 

Os colégios estaduais que ainda não retomaram as aulas presenciais permanecerão no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos. Eles poderão passar para o modelo híbrido em futuras rodadas de abertura. 

A abertura gradual realizada pela Seed-PR prioriza instituições de ensino onde há mais alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas. Outros critérios levados em consideração são a vontade da comunidade escolar e o diálogo com os diretores.

Vacinação — Nesta semana, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) começou a distribuir uma nova remessa de doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, sendo que 22 mil são destinadas para trabalhadores da educação das redes estadual, municipais e privadas. Anteriormente, já haviam sido entregues 32.760 doses. Em algumas cidades, a aplicação dessas doses em combinação com doses remanescentes já atingiu várias ou todas as faixas etárias, como Paranaguá, por exemplo.

Com a vacinação dos profissionais de Educação iniciada há pouco mais de duas semanas, o Vacinômetro aponta para mais de 25 mil profissionais vacinados até esta sexta-feira (21). Outros 8 mil profissionais do setor já haviam sido vacinados, no grupo acima de 60 anos.

Casos de Covid-19 — Em cumprimento às resoluções e orientações das autoridades sanitárias e para manter os colégios como ambientes controlados e seguros para o ensino, a Seed-PR, bem como os NREs, vem fazendo um monitoramento dos casos de Covid-19 nas escolas. Além disso, também está seguindo o protocolo de biossegurança e realizando afastamento de profissionais e estudantes, além da suspensão das atividades em turmas e escolas, em caso de notificação de casos suspeitos ou confirmados da doença.

A secretaria também está seguindo as decisões locais (decretos), que optaram por suspender as atividades presenciais nas escolas, como ocorreu em Guarapuava, União da Vitória e Ubiratã, onde parte das escolas já havia retornado presencialmente e agora as aulas estão acontecendo de forma remota.

Nessas duas semanas após a abertura das 200 primeiras escolas (em 10 de maio), foram 122 turmas com atividades suspensas e 17 colégios fechados. Além disso, foram reportados 50 casos positivos em alunos, 53 casos em professores e 42 casos em funcionários.

Medidas de proteção contra a Covid-19 — As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Autorização dos pais para o retorno — O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná na TV aberta, no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Orientações — Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 21/05/2021. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.