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04/10/2019

Educação inova e disponibiliza ferramenta on-line para matrículas

Assessoria de comunicação/Seed

As matrículas para 2020 nas escolas estaduais do Paraná vêm com novidade. Para os alunos de continuidade e também aos jovens que ingressarão no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) vai disponibilizar ferramenta on-line para a confirmação ou escolha da vaga. As matrículas online começam em 21 de outubro e vão até 1º de novembro.

A funcionalidade será incorporada a Área do Aluno, plataforma da Seed onde os responsáveis já podem consultar o boletim escolar e solicitar o histórico do estudante. Por se tratar de um site responsivo, pode ser acessado também pelo celular. É importante ressaltar que a realização da matrícula de forma on-line é opcional.

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, explica que a matrícula on-line foi pensada de forma a facilitar a vida dos pais e responsáveis pelos alunos da rede estadual do Paraná. Além disso, a ferramenta reflete um dos objetivos da atual gestão da pasta, de inserir a tecnologia cada vez mais no cotidiano do estudante paranaense.

"É uma opção a mais que os pais e responsáveis têm para fazer a matrícula dos estudantes de uma forma mais rápida, sem necessidade de ir até a escola. Além disso, permite que se indique até três escolas como opções viáveis para a matrícula", explica Feder, ressaltando, no entanto, que quem preferir realizar a matrícula diretamente na escola, presencialmente, poderá fazer dessa forma.

PASSO A PASSO – Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado. Se os pais ou responsável desejar tentar uma vaga em outra instituição de ensino, pode indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro.

Já para realizar a matrícula on-line dos estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino, os pais ou responsável devem acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela Seed conforme georreferenciamento (ou seja, a escola mais próxima do endereço residencial). Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida pela Seed, o pai ou responsável pode indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.

É o responsável pelo estudante que deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso à Área do Aluno, o responsável deve clicar em “Matrícula On-line”, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

A última etapa é presencial e consiste na entrega dos documentos necessários para efetivar a matrícula. Ela ocorre em janeiro, de acordo com o calendário estipulado por cada escola.  Os documentos são: certidão de nascimento, certidão de casamento ou RG; comprovante de residência e fatura da concessionária de energia atualizada; histórico escolar ou declaração de escolaridade da escola de origem ou declaração de escolaridade emitida pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere); declaração de vacinação.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 04/10/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
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