Comunidade

Notícias

11/03/2019

Pré-inscrições para Exames da EJA terminam essa semana

Assessoria de Comunicação/Seed

Terminam nessa quarta-feira (13) as pré-inscrições para os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) On-line 2019, da Secretaria da Educação do Paraná. A oportunidade é gratuita e voltada para qualquer pessoa, maior de 15 anos, que deseja retomar seus estudos e obter uma certificação no Ensino Fundamental.

“Os Exames da EJA On-line são uma oportunidade de continuidade de estudos, principalmente para pessoas que trabalham e não podem frequentar a Educação de Jovens e Adultos regular, bem como para estudantes que precisam concluir apenas uma ou duas disciplinas para obter sua certificação”, explica a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Marcia Dudeque.

Eles são realizados em duas etapas diferentes, abordando as oito disciplinas do Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano). O participante que obtiver nota igual ou superior a 6,0 em todas as provas poderá solicitar sua certificação no Ensino Fundamental, ou Declaração de Proficiência somente nas disciplinas em que obteve média.

EDITAL – Interessados devem ler atentamente o edital n.º 06/2019 – GS/Seed, com todas as informações sobre os Exames da EJA On-line, imprimir e preencher o Requerimento de Pré-Inscrição (anexo IV do edital), e então procurar um dos 272 estabelecimentos de ensino credenciados, levando original e fotocópia de documento de identificação para realizar a pré-inscrição.

A lista completa de escolas que participam dos Exames da EJA On-line está disponível em: www.educacao.pr.gov.br/eja.

As escolas publicarão uma lista de candidatos cuja pré-inscrição foi homologada ao menos duas semanas antes da realização dos Exames, período em que os interessados devem ir até a escola retirar seu comprovante de inscrição, que deverá ser apresentado no dia das provas.

PROVAS – As provas são aplicadas ao longo do dia em computadores dos laboratórios de informática das escolas credenciadas, exceto pela redação, que é escrita em uma folha própria e corrigida por um professor no local. Elas têm duração de 1h 30min, exceto pela de Língua Portuguesa e Redação, que dura 2h.

Veja as etapas para fazer os Exames da EJA On-line:

1ª Etapa
Pré-inscrições: 25/02 a 13/03
Divulgação das pré-inscrições homologadas: 14/03
Realização dos exames: 28/03
Disciplinas: Língua Portuguesa e Redação, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Matemática, Ciências, Educação Física, Arte.

2ª Etapa
Pré-inscrições: 01/04 a 12/04
Divulgação das pré-inscrições homologadas: 15/04
Realização dos exames: 30/04
Disciplinas: Língua Portuguesa e Redação, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Arte.


ENTENDA

Educação de Jovens e Adultos


A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica destinada a jovens e adultos que não puderam efetuar seus estudos na idade certa. Ela é ofertada na rede estadual a toda pessoa que deseja voltar à sala de aula para obter sua certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para melhor atender a esse público.

O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez. O Ensino Fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o Ensino Médio em, no mínimo, um ano e meio. A matrícula e as aulas são totalmente gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo Governo do Paraná.

Exames da EJA On-line

Os Exames da EJA On-line são uma oportunidade de certificação por meio de realização de provas e uma redação. Em vez de frequentar uma sala de aula, como na EJA regular, nos Exames da EJA On-line o participante estuda por conta própria, e, na data definida, vai até a escola estadual em que se inscreveu e responde a provas de múltipla escolha diretamente em um computador do laboratório de informática da instituição (somente a Redação é feita em uma folha de papel própria).

Os Exames da EJA são voltados principalmente para pessoas que não possuem condições para frequentar a sala de aula, por motivos profissionais ou pessoais, e para quem precisa concluir apenas uma ou duas disciplinas para obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 11/03/2019. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.