Comunidade

Notícias

18/02/2019

Rede estadual tem mais de 1,3 mil vagas para o Mediotec

Acaba nessa quinta-feira (21) o prazo para as inscrições para os cursos técnicos do programa Pronatec/Mediotec na rede estadual de ensino. São 1.380 vagas em 16 cursos disponíveis em 37 escolas estaduais de 26 municípios diferentes. A lista completa pode ser consultada aqui.

Os cursos são ofertados na modalidade concomitante, em que o estudante cursa o ensino médio regular em um turno e faz as disciplinas técnicas no contraturno escolar, não necessariamente na mesma instituição de ensino. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados a partir da 2ª série do ensino médio da rede estadual, e que tenham no mínimo 15 anos completos, diretamente na instituição de ensino de interesse.

“Os cursos concomitantes do Mediotec são mais uma oportunidade para estudantes da rede estadual ampliarem seus conhecimentos e possibilidades de trabalho. Além de ser gratuito, assim como os demais cursos profissionalizantes da rede estadual, o Mediotec também garante aos estudantes um auxílio-transporte e um kit com materiais didáticos”, explica a chefe interina do Departamento de Educação Profissional, Angela Carstens.

CURSOS – Os cursos do Mediotec são: Administração, Alimentos, Cozinha, Design de Interiores, Edificações, Eletromecânica, Eventos, Farmácia, Informática, Logística, Mecânica, Meio Ambiente, Portos, Química, Recursos Humanos e Vestuário.

Estão disponíveis 30 vagas em cada turma, e caso haja uma procura maior que o número de vagas, será realizado um processo seletivo. As aulas começam no dia sete de março, e têm duração de um a dois anos, dependendo do curso.

PROCESSO SELETIVO – A Secretaria da Educação do Paraná realizou na semana passada, entre os dias 13 a 15, as inscrições para o Processo Seletivo Interno de Bolsista de professores, pedagogos, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILS) para atuar nos cursos do Mediotec. Participaram profissionais do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e professores com contratos em aberto por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

A classificação provisória será divulgada no dia 21 de fevereiro, e a classificação final será divulgada após julgados todos os recursos.

PRONATEC – O Programa Nacional de Acesso a Educação Profissional e Emprego tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, ampliando, assim, as oportunidades educacionais dos trabalhadores.



Esta notícia foi publicada no site educacao.pr.gov.br/ em 18/02/19. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.