Comunidade

Informativos

17/12/2018

Resultados do Encceja 2018 - Atualizado 17/12/18

Assessoria de comunicação/Seed

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP disponibilizou em seu Portal, na Página do Participante (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante), o acesso aos resultados das provas do Ensino Médio,  e agora em dezembro o resultados das provas do Ensino Fundamental do ENCCEJA 2018.

A Secretaria de Estado da Educação –SEED e o Instituto Federal do Paraná – IFPR são os responsáveis pela emissão da Certificação ou da Declaração de Proficiência das disciplinas concluídas com êxito no Exame ENCCEJA 2018.

Para requerer os referidos documentos, os participantes aprovados deverão seguir os seguintes procedimentos:

- Acessar o seu Boletim Individual de notas na Página do Participante (com seu CPF e senha) e imprimi-lo. Lembramos que é necessário obter nota mínima de 100 (cem) pontos nas provas objetivas e 5 (cinco) na redação, para aprovação.

- Verificar qual das instituições foi selecionada para a emissão da Certificação ou da Declaração de Proficiência. Se o participante selecionou a Secretaria Estadual da Educação, ele pode consultar a lista de escolas estaduais credenciadas no seguinte link: www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/escolas_ENCEEJA2018.pdf

- Para requerer a certificação em uma das Escolas Credenciadas, os participantes aprovados deverão apresentar os seguintes documentos:
- Requerimento de Solicitação de Certificação preenchido e assinado;
- Original e cópia de RG e Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Original e cópia de CPF;
- Boletim Individual de Notas, disponível na página do participante no INEP.

Informamos que na sede da Secretaria da Educação, na Avenida Água Verde, não são emitidas Certificações ou Declarações de Proficiências, somente nas escolas credenciadas. O prazo legal para a emissão dos documentos solicitados é de até 60 dias a partir do requerimento.

Quando necessário, no ato do requerimento e entrega dos documentos, o participante poderá solicitar junto à escola credenciada uma declaração afirmando que o requerente deu entrada no processo, com o prazo para entrega do documento da Certificação.


Requerimento via Correio


Nos municípios onde não houver instituição de ensino credenciada para certificação do ENCCEJA/2018, os participantes poderão enviar, via Correio, toda documentação exigida, por meio de Aviso de Recebimento - AR, a uma das instituições de ensino credenciadas pela Resolução n.º 5.465/2018 - GS/SEED, conforme lista de Instituições de Ensino certificadoras disponível em http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/escolas_ENCEEJA2018.pdf

- O candidato deverá enviar fotocópia autenticada dos documentos solicitados, ficando dispensada a apresentação dos documentos originais;

- Junto aos documentos o candidato deverá enviar um envelope selado o qual será utilizado pela instituição de ensino Certificadora para o envio ao candidato do Certificado ou Declaração de proficiência, conforme o caso.


Documentos Importantes


Instrução n.º 24/2018 - Seed/Sued
Certificação de Conclusão ou Declaração de Proficiência em componentes curriculares do Ensino Fundamental ou Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA/2018


Lista de Escolas Estaduais Credenciadas para emissão da Certificação ou da Declaração de Proficiência

Modelo de Requerimento de Solicitação de Certificação ou Declaração de Proficiência
Esta notícia foi atualizada no site www.educacao.pr.gov.br em 17/12/2018. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.