Comunidade

Informativos

13/12/2018

Encceja divulga resultado de provas do Ensino Fundamental

Assessoria de Comunicação/Seed

Está disponível para consulta o resultado das provas do Ensino Fundamental do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2018. Os inscritos no exame podem acessar suas notas na Página do Participante, informando CPF e senha: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante

Quem obteve nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e cinco pontos na redação pode requerer a sua Certificação no Ensino Fundamental em uma escola estadual credenciada. Quem não obteve nota mínima em todas as provas ou não se inscreveu em todas, pode solicitar Declaração de Proficiência nas disciplinas concluídas com êxito.

São 81 escolas distribuídas em todas as regiões, fazendo do Paraná o estado com o maior número de unidades certificadoras estaduais do ENCCEJA no sul do país. O Governo de Santa Catarina atende os participantes do exame em 40 Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) e o Rio Grande do Sul em 30 Coordenadorias Regionais de Educação.

A lista de escolas está disponível neste link: http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/escolas_ENCEEJA2018.pdf

E nesta página é possível visualizar todas as escolas credenciadas no Paraná dentro do Google Maps: https://drive.google.com/open?id=1WD0UjOrIm2sI9irOAMobXq8uwbgUxUKZ&usp=sharing

Para requerer a certificação ou declaração de proficiência em uma das escolas estaduais credenciadas, os participantes aprovados deverão apresentar os seguintes documentos:
- Requerimento de Solicitação de Certificação preenchido e assinado (http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/requerimentoENCCEJA2018.pdf);
- Original e cópia de RG e Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Original e cópia de CPF;
- Boletim Individual de Notas, disponível na página do participante no INEP (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante).

O prazo legal para a emissão dos documentos solicitados é de até 60 dias. Quando necessário, no ato do requerimento e entrega dos documentos, o participante poderá solicitar junto à escola credenciada uma declaração afirmando que o requerente deu entrada no processo, com o prazo para entrega do documento da Certificação.

É possível aproveitar o resultado do ENCCEJA de anos anteriores, bem como dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação para solicitar a certificação.

MÉDIO – Os resultados do ENCCEJA para o Ensino Médio já haviam sido divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em novembro. O requerimento de certificação ou de declaração de proficiência para as duas etapas é o mesmo.

EXAME – O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é voltado para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos na idade correta e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Ele consiste na aplicação de provas com perguntas de múltipla escolha e em uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado. Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais.
Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 03/12/2018. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.