Comunidade

Informativos

25/04/2018

Funcionários de museus do Estado podem atender em Libras

Funcionários e colaboradores dos museus e setores vinculados à Secretaria de Estado da Cultura foram certificados e estão aptos a fazer atendimentos em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos ministrados em parceria com a Universidade Federal do Paraná e são vinculados ao projeto “Libras no museu: acessibilidade linguística e acesso à cultura para pessoas surdas”.

Foram capacitados 12 funcionários e estagiários e 10 colaboradores de espaços como a Biblioteca Pública do Paraná, Museu Alfredo Andersen, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu do Expedicionário, Museu Oscar Niemeyer e Museu Paranaense. A iniciativa é uma parceria da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) e do Museu Paranaense, em conjunto com a UFPR.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, os cursos atendem a um decreto federal e ao objetivo de tornar a cultura acessível. “O Decreto Federal nº. 5.296/2004 determina que locais públicos devem ser acessíveis a todos. Entretanto, a maior necessidade aqui é que nossos funcionários estejam cada vez mais preparados para atender todos os tipos de públicos, e que a acessibilidade seja mais que um direito e sim um dever, inclusive da cultura”, ressalta Fiani.

A coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFPR, Sueli de Fátima Fernandes, destacou o pioneirismo da ação e a importância de que os espaços culturais sejam acessíveis à comunidade surda. “A presença dos estudantes surdos no Museu Paranaense amplia os vínculos eles com a arte, a cultura e a memória de Curitiba, faz enriquecer a Libras como língua de cultura e fortalece seus direitos à cidadania bilíngue”, afirma Sueli.

RESULTADOS - Em maio deste ano, durante a 16ª Semana de Museus no Museu Paranaense, será lançado o videolibras, um bate-papo sobre o “Libras no museu: acessibilidade linguística e acesso à cultura para pessoas surdas”. O projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para a difusão social da Libras no espaço museológico, contribuindo para a acessibilidade linguística, acesso à cultura e inclusão social de pessoas surdas, previstas por lei.



Este conteúdo foi acessado em 25/04/2018 do site www.aen.pr.gov.br/. Todas as informações nele contido são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.