Comunidade

Notícias

11/07/2017

Oficinas de tecnologia durante o recesso escolar

Assessoria de comunicação/Seed

A Secretaria da Educação está com inscrições abertas para oficinas de tecnologia para alunos, professores e comunidade. As atividades serão desenvolvidas na semana de 17 a 21 durante o recesso escolar no Seed Lab da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE), em Curitiba.

Estão disponíveis as seguintes oficinas:
- Impressão 3D;
- Crie o seu próprio Spinner;
- Robótica com Lego;
- Arduino Básico;
- Bate Papo Robótico;
- Circuito de Papel;
- Programação por blocos com Scratch;
- Criando instrumentos musicais com o Makey Makey;
- Criando um Agitador Magnético (para professores de Química e de Ciências).

As inscrições são gratuitas, sendo necessário levar materiais para as atividades somente nas oficinas “Crie o seu próprio Spinner” e “Criando um Agitador Magnético”. Os materiais são de baixo custo e estão listados na página oficial do evento. Os participantes podem levar suas criações para casa, no final das atividades.

Interessados devem se inscrever no site seedlabjulho2017.vpeventos.com/ até o dia 16 de julho. Após efetuar a inscrição, é necessário selecionar uma das atividades listadas para confirmar a participação. A idade mínima para frequentar as oficinas é de oito anos.

CRIATIVIDADE – As oficinas são promovidas dentro do projeto Seed Lab, desenvolvido pela DPTE, criado com o objetivo de implantar metodologias de aprendizado criativo e incentivar o uso de novas tecnologias no ambiente escolar.

O projeto paranaense foi selecionado pela Fundação Lemann e pelo Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), por meio do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017, para ser acompanhado por pesquisadores do instituto americano.

Em maio, o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais, Eziquiel Menta, participou de reuniões com pesquisadores norte-americanos e visitou escolas nos EUA que trabalham com aprendizagem criativa. “Durante as visitas, observamos estudantes criando novas tecnologias sem o uso de microeletrônica, mas com materiais simples, utilizando conceitos criativos. Sabemos que no Paraná muitos dos nossos professores já experimentam atividades assim. Vamos aproveitar essas experiências e planejar estratégias para trabalhar essa metodologia com nossos alunos e professores para que possamos passar de consumidores de tecnologia para criadores de novas ideias”, destacou Menta.

O Seed Lab integra o Movimento Maker, também conhecido como aprendizagem mão na massa, que propõe ensinar pessoas comuns a construírem, modificarem e consertarem objetos e projetos variados, por conta própria, utilizando tecnologia e criatividade.

SERVIÇO:

Oficinas de Férias Seed Lab
Inscrições: Até o dia 16.
Atividades: 17 a 21 de julho
Site: seedlabjulho2017.vpeventos.com/
Endereço: Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais - Rua Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão, Curitiba – Paraná.

Esta notícia foi publicada em 10/07/17 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.