Comunidade

Notícias

17/10/2014

Dia Mundial da Alimentação com merenda mais saudável

Assessoria de Comunicação/SEED

O Paraná comemora nesta quinta-feira (16) o Dia Mundial da Alimentação celebrando a qualidade da merenda escolar que serve aos seus 1,3 milhão de alunos das escolas estaduais. Metade da refeição é preparada com alimentos produzidos por pequenos agricultores que vivem perto das 2,5 mil escolas do Estado.

Segundo a nutricionista e diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski, no Paraná o investimento em alimentação escolar aumentou consideravelmente. Foram adquiridos somente em 2014 mais de 15,5 mil toneladas de alimentos da agricultura familiar, dos quais 2,4 mil toneladas são de produtos orgânicos.

“Diminuímos consideravelmente os industrializados e aumentamos a compra de alimentos de pequenos produtores. Com isso, eles aumentaram a renda e nossos alunos recebem alimentos mais frescos e diversificados”, destacou o governador Beto Richa.

Atualmente, o Governo do Estado compra alimentos de 134 associações e cooperativas de agricultores. E são as próprias cooperativas que entregam os alimentos nas escolas, como frutas, hortaliças, legumes, pães, geleias, polpas de frutas e outros derivados. As escolas recebem também os lotes convencionais, compostos por 79 itens como granola, macarrão, arroz, feijão e biscoitos. Além disto, as carnes congeladas passaram a reforçar a merenda escolar.

Nesses últimos quatro anos foram investidos R$ 403 milhões na compra de alimentos para as escolas, junto com os produtos da agricultura familiar.

Márcia Stolarski explicou que o modelo paranaense de compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar é referência para outros estados. "Avançamos muito nesses últimos anos. Hoje a metade dos alimentos que chegam às escolas são da agricultura familiar", disse Márcia.

No trabalho da equipe de nutricionistas da Secretaria da Educação está o contato semanal com produtores e fornecedores, além da conferência dos produtos entregues. "Fazemos também controle de qualidade dos alimentos. Tudo para garantir a segurança alimentar e nutricional de nossos nossos alunos", explicou a diretora.

"A aceitação dos alunos pela alimentação escolar vem aumentando nos últimos anos, como resultado da qualidade e diversidade dos cardápios ofertados", disse Márcia.

HISTÓRIA - Em 16 de outubro de 1945, em Québec (Canadá), foi criada a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO - Food and Agriculture Organization), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural no mundo. Para comemorar o surgimento da Organização, desde 1981 celebra-se nessa data o Dia Mundial da Alimentação.
Esta notícia foi publicada em 17/10/14 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.